sábado, 19 de março de 2011

Pobres astrólogos e horoscopistas

“A tentativa de confundir signos e constelações é motivada ou por má intenção ou por pura ignorância. Francamente, a esta altura do campeonato, é imperdoável que os astrônomos continuem cometendo os mesmos erros a respeito do zodíaco”. (Oscar Quiroga, astrólogo do jornal Estado de São Paulo)
Realmente é muito difícil começar uma discussão como essa, afinal de contas ciência e achismo não combinam. A muito tempo atrás astronomia e astrologia andavam juntas, as pessoas estudavam várias coisas: filosofia, física, matemática, astronomia, medicina, etc., não é como hoje em que as pessoas tornam-se físicos, ou matemáticos, ou filósofos, ou outras especializações, mas normalmente é especializado em uma única área e não em várias. Mas com o desenvolvimento científico a física, matemática, astronomia, e outras ciências foram ganhando espaço, reconhecimento e credibilidade ao contrário da astrologia. Toda ciência tem como base fundamental fatos, não é a única coisa importante, mas com certeza esse é um fator primordial. A ciência deve ser capaz de prever, não necessariamente com exatidão mas com um limite de precisão, explicar e comprovar fenômenos naturais ou até artificiais como, por exemplo, os átomos que não são encontrados na natureza devido a sua instabilidade, porém podem ser produzidos em laboratórios.
E a astrologia, que certeza ou fato comprovado ela pode nos dar? Eu comecei esse post com uma frase que retirei de uma reportagem da revista Veja em que Oscar (veterano astrólogo segundo a revista) diz que não podemos confundir signos com e constelações. Mas como se o zodíaco foi desenvolvido por intermédio das constelações? A mais de 3000 anos (eu disse TRÊS MIL ANOS) filósofos (quando eu escrever filósofos entendam por uma pessoa que possuía conhecimentos em várias áreas como física, astrologia, astronomia, matemática), voltando o raciocínio, filósofos desenvolveram o zodíaco de acordo com o tempo de alinhamento de cada constelação com o trajeto aparente que o Sol descrevia no céu, na época ainda se acreditava que o Sol girava em torno da Terra o que sabemos que uma inverdade, as pessoas tem o signo referente à constelação alinhada com o Sol na data em que nascem. O "inacreditável" é que "incrivelmente" a terra não possui apenas os movimentos de rotação e translação como é ensinado nas escolas, existem vários outros como, por exemplo, precessão dos equinócios, nutação, revolução, entre outros. A posição do eixo da terra mudou devido à força gravitacional do Sol e da Lua e a esse movimento damos o nome de precessão dos equinócios, esse movimento tem um ciclo de aproximadamente vinte e seis mil anos, consequentemente o ponto de vista terrestre em relação ao céu muda. Essa precessão desloca as estrelas em relação ao trajeto aparente do Sol, com isso alteram-se as datas de alinhamento das constelações, ou seja, o método usado para desenvolver o zodíaco é um método que depende da época em que estamos e após 3000 anos se utilizarmos o mesmo método veremos que a data de alinhamento de cada signo mudou e ainda teríamos de acrescentar um outro signo, o referente a constelação de Ophluchus (Serpentário).
Passada toda essa parte de explicação vamos começar a parte mais engraçada, vamos analisar os resultados dessa brincadeira. No novo zodíaco, Jacqueline Kennedy (viúva do ex-presidente dos EUA John Fitzgerald Kennedy), por exemplo, deixaria de ser de Leão (agressiva e autoritária) em troca das características de Câncer (prolífera e passiva). Por exemplo, eu passaria de canceriano (uma pessoa sentimental e indecisa) para ser geminiano (uma pessoa decisiva e charmosa) de acordo com o site do João Bidu (muita gente compra revistas desse cara para ver previsões para o novo ano ou para cada mês).
Resumindo, infelizmente ainda tem muita gente que ganha dinheiro enganando as pessoas dizendo que podem prever o futuro, descrever a personalidade de cada um, que tipo de pessoa te acharia mais atraente, quando é a melhor época para arrumar namorado (a), quando seu namoro vai estar com todo fogo aceso, em outras palavras, quando você vai se “dar bem” e quando você vai se “fuder”. Então eu chamo atenção para as pessoas que ainda acreditam nisso, vivam sua vida e tomem suas decisões por sí próprias e não dependam do que uma pessoa que você nem conhece escreveu em uma revista, jornal, internet ou balbuciou no rádio.
Editando a frase inicial do post:
“A tentativa de procurar alguma relação entre signos e constelações é motivada por pura ignorância. Francamente, a esta altura do campeonato, é imperdoável que os astrólogos continuem cometendo os mesmos erros a respeito do zodíaco, na verdade é imperdoável que ainda existam astrólogos”. (Leonardo Neves)
Novas datas:
Áries: de 18 de abril a 13 de maio
Touro: de 13 de maio a 21 de junho
Gêmeos: de 21 de junho a 20 de julho
Câncer: de 20 de julho a 10 de agosto
Leão: de 10 de agosto a 16 de setembro
Virgem: de 16 de setembro a 30 de outubro
Libra: de 30 de outubro a 23 de novembro
Escorpião: de 23 a 29 de novembro
Serpentário: de 29 de novembro a 17 de dezembro
Sagitário: de 17 de dezembro a 20 de janeiro
Capricórnio: de 20 de janeiro a 16 de fevereiro
Aquário: de 16 de fevereiro a 11 de março
Peixes: de 11 de março a 18 de abril

4 comentários:

Unknown disse...

Por 2 dias não deixei de ser aquariana, mas será q agora é qual o meu signo ascendente? hhahuauhhua...

Lysander disse...

O mais divertido é você ver que em praticamente todos os jornais, quem escreve o horóscopo são estagiários,rs,rs,rs.

Marco Antonio disse...

huaehuaehuaeu curti muito o texto!! queria que alguem que acreditasse lesse-o.... aiai

alias vc vai ver que o Douglas adans nos indtroduz brevemente uma astrologa no quinto livro que explica como funciona a astronomia XD

Leonardo Neves disse...

hehehehe, estou terminando de ler o terceiro livro... se der uma acelerada acho q termino o quinto livro antes do fim do período...